VOLTAR AO TOPO

Enxota Que Eu Vou - Carnaval 2019

No olho do furacão: Dedo na cuíca e gritaria no país da democracia

Branding, Identidade Visual, Arte Digital


"Dedo no cu é o seu nome, mora no canavial
Gritaria é um assombro, tem a voz dos carnavais
Quando eles se encontram, fazem o povo suspirar
É uma dupla sertaneja, que acabou de chegar
Dedo no cu e gritaria
Dedo no cu e gritaria"
(Rogério Skylab)

FakeNews

Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

Pós-verdade

Pós-verdade é um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

No país da democracia a verdade é aquela que lhe convém. O conhecimento é demonizado e a ignorância é a salvação redentora. Muitos gritam, poucos escutam. Direitos são reduzidos e todos batem palmas, amém!

Estamos no olho do furacão, no meio de um mar de mentiras e lama. Como podemos mudar isso? O que precisamos enxergar? O que falta para encontrarmos o tão aguardado futuro que nos prometeram?

Vem com o Enxota Que Eu Vou descobrir o que tem no olho desse furacão chamado Brasil. Vamos brincar o Carnaval e gritar para o mundo toda nossa indignação. Carnaval é alegria e protesto. É folia e voz. Façamos com que eles nos escutem, estamos prontos. Então mete o dedo nessa cuíca e canta forte, canta alto que nós vamos fazer a vida melhorar, apesar de tudo e de todos. Vem com a gente!