VOLTAR AO TOPO

Enxota Que Eu Vou - Carnaval 2020

Zé Brasil contra o Calango do Planalto: Apesar de você é pra frente que se anda

Branding, Identidade Visual, Arte Digital, Redação


Em uma época não muito distante disseram que Zé Brasil havia acordado. O valente Zé levantou de seu berço esplêndido e bradou que não era por 20 centavos. Ele invadiu as ruas, por vezes achou que era Black Bloc por outras defendeu professores. Zé Brasil até dançar em cima do Palácio do Planalto dançou!

O sonhador Zé, achou que estava mudando sua terra, que agora eles tinham que ouvi-lo. Mas que triste decepção, Zé! Não te ouviram! Usaram sua voz para avançar com seus planos malignos.

Pobre Zé Brasil, depois de tanto dormir, acordou para ser usado, para ser feito de mané. Pobre Zé!

Mas o corajoso Zé berrou: “Guarde minha rede, Macunaíma, pois agora que não volto a dormir!”. Zé se uniu ao futuro de sua terra, abraçou os estudantes e juntos eles ocuparam tudo! Criaram um Rebuceteio e vieram para transgredir. Dessa vez eles hão de te ouvir! Não foi bem assim, né, meu pobre Zé? Eles enviaram sua cavalaria, eles calaram a sua voz, eles usaram do Deus Dinheiro para espalhar desinformação, ódio e mentiras. Deus acima de todos, eles disseram.

Meu doce Zé Brasil! Que mundo é esse? Zé olha para os lados e vê seus pares de longa data cegos, com medo, acreditando em mitos e heróis de areia. De repente seres surgem das profundezas dos esgotos. Ratos proliferam em meio às flores de Laranjeira. Eles têm o poder e o dinheiro, o que você tem Zé?

Brasil acima de tudo, eles disseram. Mas acho que não é de você que falam, né Zé? Devem estar falando de algum outro Brasil, talvez ele more em Miami, ande de carrão importado e coma caviar, pois você, Zé Brasil, anda de trem lotado, come o que tem pra comer e reza todo o dia para sentir como é estar acima de todos.

Talvez estar acima de todos nem seja tudo isso que dizem. Zé Brasil se sentiria mais feliz se ninguém estivesse acima de ninguém. Que todos olhassem nos olhos uns dos outros. Mas Zé Brasil não irá desistir. Ele vê uma nova e amedrontadora criatura surgindo no crepúsculo do Planalto, essa fera possui muitos braços, muitas cabeças mas pouca inteligência. Ela está com fome e quer devorar quem vive nessa terra, mas Zé não permitirá. Zé foi muito enganado, acordou para sofrer, mas sempre foi um lutador, passa fome mas resiste e um dia ele irá encontrar sua redenção!